O que é uma rede Wireless LAN?

adventure-2345835_1920

Diariamente ouvimos alguns termos da área de informática que, inicialmente, parece ser complexo ou coisa de outro mundo. Mas, na verdade, estamos tão mergulhados na tecnologia que, às vezes, não conseguimos relacionar alguns termos ao nosso dia a dia. Por exemplo, utilizamos as redes Wireless LAN quase todos os dias, seja em casa, no trabalho, durante o almoço, eventos, etc. Basta encontrarmos a placa com o aviso (ou símbolo) do wifi que vamos logo pedindo a senha.

Como você já deve ter percebido, utilizamos redes wireless diariamente. Se você não utiliza, certamente está inserido em um ambiente cercado por elas. Isso porque as redes wireless, conhecidas como redes sem fio, utilizam o ar como meio de transmissão.  Mas como isso ocorre?

A transmissão de informação (dados) por uma rede sem fio ocorre graças às ondas eletromagnéticas, que são pulsos de energia capazes de se propagar livremente pelo espaço, inclusive penetrando ou contornando alguns obstáculos como paredes, pessoas e objetos.

Ondas eletromagnéticas e o espectro eletromagnético

As ondas eletromagnéticas estão presentes em nosso dia a dia muito mais do que imaginamos. Você já parou para pensar como a energia do sol chega até a sua pele? Ondas eletromagnéticas! Independente se o clima está nublado ou se estamos em uma sombra, conseguimos sentir algum efeito da radiação do sol com maior ou menor intensidade.

adult-2179093_1920

 

A diferença entre as ondas eletromagnéticas emitidas pelo sol e as transmitidas pelos equipamentos wireless é apenas a frequência e a sua intensidade, que no caso do sol, os indíces são extremamente elevados em comparação com a radiação de equipamentos wireless. A frequência dessas ondas é definida pelo Espectro Eletromagnético, conforme a imagem abaixo.

OndasEspectro Eletromagnético. Fonte: http://labcisco.blogspot.com.br/

Observando o espectro eletromagnético podemos observar que existe outros itens do nosso cotidiano relacionado às ondas eletromagnéticas: Telefone celular, TV, rádio e até forno micro-ondas. Sim, o micro-ondas que utilizamos para aquecer os alimentos também utiliza energia eletromagnética, só que com uma potência extremamente alta.

Na medicina estas ondas também são amplamente exploradas, principalmente para a produção de imagens, como por exemplo, o uso de aparelhos de raio-X.

O espectro visível

Apenas uma parcela da radiação mostrada no espectro eletromagnético é visível. Dependendo da frequência do sinal emitido e do comprimento de onda, ela é enxergada pelos olhos humanos nas cores que variam do vermelho até o violeta (lembra do arco-íris?). Um fato curioso é que a capacidade de visualizar estas cores do espectro variam em cada espécie. Os cachorros e gatos, por exemplo, não enxergam a mesma faixa do espectro que os humanos, mas são capazes de ver parte das luzes ultravioleta (Fonte) .

A radiação solar e as ondas de rádio: Espectro não visível

Como podemos observar, a radiação solar ocupa o espaço do espectro eletromagnético chamado ultravioleta (não visível). Redes wireless também utilizam parte do espectro de luz não visível, só que com comprimento de onda maior que o infravermelho. Neste grupo, encontram-se as ondas de rádio responsáveis pelas comunicações de rádio, TV, celular e redes sem fio (wireless), conhecidas como Wifi. É este grupo que vamos focar os estudos para entender como funciona a transmissão de informações e dados sem fio.

A transmissão de dados por meio de aparelhos wireless LAN opera na faixa do espectro do micro-ondas, especificamente entre 2,4GHz e 5GHz (Lê-se Giga-hertz). Isso representa 2,4 x 109Hz e 5 x 109Hz, conforme mostrado na Figura do espectro eletromagnético acima.

A comunicação ocorre quando equipamentos (Roteadores sem fio, pontos de acesso) transmitem ondas eletromagnéticos para outros equipamentos receptores destes sinais (placas de redes sem fio, notebook, celulares).

O meio de transmissão é o ar e, por isso, estamos cercados por ondas eletromagnéticas carregadas com informações de acesso e conteúdo de vários usuários. Qualquer dispositivo móvel pode “enxergar” estas fontes transmissoras de informações sem fio e se conectarem a elas. Neste exato momento, apresento a vocês a quantidade de redes disponíveis e no alcance de meu celular. O que você acha disso? Nossas informações estão 100% seguras? Deixe sua opinião nos comentários.

Tela_Smartphone

 

Wireless LAN

O conceito “Wireless LAN” (acrescido do termo LAN) se refere às comunicações sem fio em uma Rede de Área Local (Local Area Network – LAN), ou seja, em um ambiente pequeno alcance. O termo LAN está relacionado à expansão geográfica da rede, ou seja, ao seu alcance. Em outros artigos vamos tratar sobre a classificação de redes em relação ao espaço geográfico (expansão da rede).

Geralmente uma rede local (LAN) abrange apenas uma sala ou um laboratório. Na sua casa, provavelmente, você tem uma Wireless LAN para compartilhar internet para seus dispositivos móveis (smartphone, tablets, notebooks). Às vezes, encontramos também o termo reduzido como WLAN, principalmente na interface de alguns equipamentos.

 

Então, o que você achou deste artigo?

Deixe sua opinião, compartilhe seu conhecimento!

Até a próxima. 😉

 

 


2 comentários sobre “O que é uma rede Wireless LAN?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s